segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Olimpíada Escolar sobre drogas em São Mateus mobiliza comunidade escolar



Aconteceu sexta 25 de agosto a culminância da I Olimpíada Escolar do Colégio Êxitus em São Mateus. O projeto é uma realização da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), coordenada pelo diretor e conselheiro estadual sobre drogas Arivaldo Junior: "Pensamos em algo que movimentasse a criatividade, ludicidade e senso crítico do estudante sobre a questão do uso de drogas lícitas e ilícitas tanto na comunidade escolar quanto em casa e em qualquer ambiente" disse Arivaldo, que viveu o trágico episódio de uma vida em estado de dependência química mas que conseguiu sair das drogas graças ao apoio encontro em movimentos sociais e grupos de mútua ajuda.
Palestrante Ronaldo Kroeff
Foram 6 categorias escolhidas para essa olimpíada: paródias, pinturas em tela, redação, quadrinhos, vídeos documentários e literatura de cordel. Mais de 120 alunos do 6º ao 9º anos se inscreveram para esta primeira edição. "Foram mais de 30 dias desde a apresentação e aceitação do edital ao colégio até esta culminância de hoje" explicou Arivaldo. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois a participação dos estudantes foi plena. Os professores também participaram e merecem especiais parabenizações. Agradeço ao conselheiros estaduais que vieram prestigiar e participar assim como todos os convidados palestrantes que se fizeram presentes. Nossos agradecimentos especiais são aos diretores da escola, Antônio Bogea Fernandes e Shelyda Pessoa Fernandes e aos educadores, Gisélia Batista e Pandir Pessoa Lima" finalizou Arivaldo. 

Equipe de Teatro de Bacabal foi aplaudida de pé. Ao lado, conselheiras municipais.
Em baixo, Arivaldo Júnior, coordenador da Olimpíada.

Arivaldo Júnior, Bogea, e alunos premiados.
O Colégio Êxitus fica no município de São Mateus e desenvolve vários projetos de cunho social.



Estiveram presentes na culminância os conselheiros Domingos Rodrigues (diretor da Comunidade Terapêutica Kairós e conselheiro estadual de políticas sobre drogas), José de Arimatéia (coordenador de programas educacionais da secretaria de estrado da educação - SEDUC e  conselheiro estadual de políticas sobre drogas), Ronaldo Crueff, cartunista, palestrante e criador de revistas em quadrinhos e Erisson Sousa (presidente da REMADD e  conselheiro estadual de políticas sobre drogas). Todos também contribuíram com palestras, rodas de conversa e votos nas escolhas dos melhores de cada categoria.
José de Arimateia e Arivaldo Júnior curtindo a alegria da estudante premiada.

Para José de Arimatéia, este projeto pode ser utilizado como modelo para todo Estado: "Gostei muito do que vi e sairei de São Mateus com a certeza de que estamos no caminho certo" afirmou Arimatéia.

José de Arimateia e Domingos (a direita) premiando alunas.


Já Domingos disse que projetos como este devem ser aplicados em todas as escolas dos municípios: "Este projeto pode ser executado nas escolas municipais, estaduais e particulares em nosso Estado. Espero que o poder público enxergue esta iniciativa que está de parabéns" disse Domingos.


Erisson Sousa parabenizou o esforço de Arivaldo Júnior: "Nosso companheiro Arivaldo Júnior está de parabéns por sua determinação, foco e iniciativa. Iremos propor ao conselho estadual que este projeto seja implementado em todo estado" concluiu Erisson.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE NO INSTAGRAM Angela Gandra e Erisson Lindoso falam sobre família e Covid 19

Secretária Nacional da Família conversa com Erisson Lindoso presidente da REMADD sobre família e Covid-19. A REMADD promoverá nesta quarta f...