segunda-feira, 8 de julho de 2019

Copa Djoma Solidário reúne esporte, música e palestra sobre prevenção



O primeiro Campeonato de futebol Djoma Solidário aconteceu neste domingo, 7 de julho no clube Arena Bosque, situado na Avenida Santos Dumont e reuniu equipes desportivas de vários bairros da capital e de comunidades terapêuticas da Grande Ilha. 





O evento foi organizado pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) e teve como objetivo principal, a arrecadação de fundos para a construção do muro da unidade de acolhimento para crianças e adolescentes usuárias de substâncias psicoativas, situada no povoado Mato Grosso e pertencente ao Desafio Jovem do Maranhão (DJOMA).








Ao todo, 12 equipes se inscreveram para a competição que degustaram uma deliciosa feijoada e foram: Galácticos F. C, Sociedade Esportiva Atlântico, MIB F. C., Transformar F. C., Vila Madri F. C., Kairós, Monte Carmelo, Boleiros F. C., Real Back F. C., New Castle F. C., Celtics F. C. e Atléticos F. C. Destas, a grande campeã foi a Transformar F. C. que na verdade é uma instituição que atua na realização de Grupo de Mútua Ajuda para familiares e seus parentes usuários de substâncias psicoativas. Em segundo lugar foi a equipe Real Black e em terceiro, o Boleiros F. C. 






O certame contou com o apoio do secretário municipal de esportes de São Luís, Rommeo Amim, da deputada estadual Daniella Tema, do deputado federal Bira do Pindaré, do Ministério Público, da Igreja Presbiteriana do Centenário, da Rádio Ilha do Amor FM, do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São Luís, Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB) e de vários outros voluntários.








Rodas de diálogo, entrevistas ao vivo e muita música.


O campeonato Djoma Solidário contou também com várias atividades transversais durente o campeonato. A Rádio Comunitária Ilha do Amor realizou entrevistas ao vivo diretamente do Arena Bosque, através do Programa Fala Comunidade, gerando assim um link de comunicação entre seus ouvintes e as atividades. O Dj Clô, voluntário da REMADD, agitou a competição, com suas músicas e a proposta de usar as pick ups para a prevenção. As rodas de diálogo com atletas e lideranças foi um dos pontos altos do evento: a primeira foi realizada pela pesquisadora Dorian Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São Luís (DJOMA), que reuniu jovens capitães de equipes e famílias. Em seguida, a promotora Cristiane Lago e o premiado Jovem Cientista, Rodrigo Gonçalves Dias, protagonizaram uma roda com acolhidos de Comunidades Terapêuticas (CTs), seus familiares, membros de diversas instituições.













Segundo a direção do evento, o resultado foi extremamente satisfatório, como explicou a presidente do DJOMA, Soraia Walcacer: “Este evento é um pontapé inicial para a realização de várias campanhas que terão como objetivo arrecadar fundos para a construção do muro da nossa unidade de acolhimento, sobretudo, também serviu para promovermos de modo coletivo, propostas de encaminhamentos das próximas intervenções esportivas de caráter preventivo e das necessidades de ações com familiares de pessoas que sofrem com seus parentes abusadores de substâncias psicoativas. Agradecemos à REMADD pela parceria e a todos e todas que se envolveram no sentido da obtenção do sucesso deste evento”, concluiu Soraia.

Fotos: Cleyton Tenório e Ronald Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE NO INSTAGRAM Angela Gandra e Erisson Lindoso falam sobre família e Covid 19

Secretária Nacional da Família conversa com Erisson Lindoso presidente da REMADD sobre família e Covid-19. A REMADD promoverá nesta quarta f...